Modelo SCERTS®

Mas afinal, o que é o Modelo SCERTS® ?

O Modelo SCERTS ® é um instrumento que guia práticas essênciais para o desenvolvimento da pessoa autista.

Seu acrônimo significa:

SC: Social Communication (Comunicação Social);

ER: Emotional Regulation (Regulação Emocional);

TS: Transactional Support (Suporte/Apoio Transacional).

O Objetivo central do SCERTS é desenvolver as habilidades de comunicação social e questões socioemocionais, permitindo assim que crianças, joves e adultos autistas construam sua autonomia e independência.

Os estudos do SCERTS somam mais de 30 anos em pesquisas e experiências clínicas, sendo desenvolvidos nos Estados Unidos, por quatro Fonoaudiólogos e um Terapeuta Ocupacional.

Lançado em 2005, chegou ao Brasil em 2007 pela Casa da esperança (Fortaleza) e em 2008, na Mão Amiga (Rio de Janeiro).

De lá para cá, mais de mais de 500 crianças e jovens já foram assistidos por esse modelo.

Quais as suas bases?


O SCERTS® apresenta 8 pilares essênciais para o desenvolvimento. O SCERTS, para nossa equipe, é uma filosofia de vida, que pensa no ser humano como um todo e completamente único, que aprende e ensina ao mesmo tempo.

O Modelo SCERTS® é flexível e pode atuar tanto sozinho quanto com outras abordagens, como a Análise Comportamental (ABA), Floortime, TEACCH, Denver e entre outras. Essa soma torna o modelo único, centrado na pessoa autista e na sua família, assim como o ensino de habilidades acontece em todos os contextos (terapias/estimulações, em casa, parque, igreja, etc).

O modelo inclui processos avaliativos de maneira coordenada, que auxilia a visulizar o progresso da pessoa autista, determinando assim seus suportes de aprendizagem. Além do mais, ele trabalha na perspectiva da criança/jovem/adulto, nas suas necessidades: o SCERTS® prioriza a liderança da pessoa autista.

Neste sentido, o SCERTS® transforma as educadoras e crianças dos grupos em Parceiros, que colaboram no alcance de objetivos, assim como na vida! Entendemos que sozinhos, não caminhamos e aqui, somos como uma aldeia!

Com o intuito de ampliar o conhecimento sobre essa abordagem, a Mão Amiga realiza aulas sobre o modelo, supervisões para equipes e também visitas técnicas.



Ficou interessado? Entre em contato conosco pelos nossos canais!