quem somos?

Mais do que uma instituição. Parte de um dia a dia de alegria.

Pessoas autistas precisam que seus pais, familiares, vizinhos, escolas, profissionais, governo e sociedade aceitem sua identidade, compreendam suas dificuldades e colaborem para seu desenvolvimento, diariamente.

A Mão Amiga, desde 2001, vem fazendo a sua parte, sendo mais do que uma associação de pais e amigos de pessoas autistas.

Somos um grupo de pessoas muito comprometidas, organizadas e unidas por um propósito maior, que nos guia e inspira, diariamente: estimular viver a diferença com alegria.

Nosso Propósito

Ser fonte de força e alegria para a vida com autismo.

Construir possibilidades para que crianças, adolescentes, adultos, mães, pais, irmãos, avós e famílias vivam suas potencialidades, transformando adversidades em união, ignorância em bem-estar emocional, particularidades em talentos.

Por este propósito trabalhamos unidos, em benefício de muitos.

Nosso Pensamento

Acreditamos que cada Ser é único. Todos somos diferentes e, portanto, a diferença é parte da identidade.

Acreditamos que todas as pessoas devem ser aceitas como são.

Entendemos que todos devemos viver juntos.

Sabemos que os desafios impostos pelo Autismo são complexos e, até os dias atuais, permanentes, requerendo disciplina e perseverança nas atitudes de todos os envolvidos.

Concordamos que as habilidades individuais devem ser estimuladas e desenvolvidas. As dificuldades devem ser apoiadas.

Acreditamos que todos podemos contribuir para a inclusão da diferença no dia-a-dia e viver esta diferença com alegria. Ao agir desta forma todos se beneficiam e as possibilidades se multiplicam.

Sentimos que o prazer na convivência proporciona às famílias viverem com mais união, leveza e alegria.

Sabemos que os estímulos adequados favorecem o desenvolvimento das habilidades e a diminuição das dificuldades da pessoa autista. E que particularidades, quando percebidas como potencialidades, podem ser transformadas em talentos.

Com este olhar, percebemos que existe espaço para o BEM VIVER COM AUTISMO, onde se vive a realidade com otimismo esperança.

Diferente da cura. Além da inclusão. BEM VIVER COM AUTISMO.

Nossa Atitude

Nós respeitamos e acolhemos aqueles que sofrem por serem diferentes da maioria, bem como seus pais e familiares.

Em nossos núcleos de bem-viver, estimulamos o desenvolvimento do ser humano integral.

Nos fazemos presentes e parte do dia-a-dia da pessoa autista e de sua família. Com dedicação, carinho e alegria, demonstramos o verdadeiro amor pelo indivíduo como ele é.

Nos aprimoramos sempre, no campo do conhecimento e da sensibilidade e fazemos da união nossa maior força.

Nosso Trabalho

Com as famílias

De início, a família entra em contato com a proposta do BEM VIVER.

Tem suas dúvidas respondidas, recebe as primeiras orientações, troca experiências com outras famílias.

Mães e pais são acolhidos, confortados e, através de uma troca efetiva de afeto e cumplicidade com os “pais acolhedores”, surge uma convivência salutar que estimula a alegria e a esperança. O BEM VIVER COM AUTISMO.


Com as crianças e jovens

Nosso trabalho está baseado no tripé: Educação + Estímulo + Convivência.

Diferente de tratamento + intervenção + terapia.


    • Educação em seu aspecto mais amplo, pois como o Autismo interfere no comportamento, afeta a inserção do indivíduo no mundo social. Nosso

papel se inicia no ensino de habilidades básicas para a aprendizagem da criança. Finaliza quando o indivíduo aprendeu a lidar com o mundo social.

    • Estímulo ao desenvolvimento integral. Como o Autismo altera o desenvolvimento da criança, pode ter um “efeito dominó” na aquisição das

habilidades. Por esta razão, quanto mais precocemente ela receber os estímulos adequados, mais harmônico será seu desenvolvimento.

    • Convivência com pares em atividades lúdicas e divertidas, onde as crianças e jovens aprendem a brincar em grupo e a olhar o mundo sob a

perspectiva do outro.

A Educação, Estímulo e Convivência são dimensões que se complementam e apoiam as crianças e jovens a transpor os desafios do

dia-a-dia.


Acreditamos que estas três dimensões são fundamentais para o crescimento e bem-estar de todos: BEM VIVER com autismo.